Designação do Percurso
Concelho
Grau de Dificuldade
Extensão
Duração
Acessibilidade / Mobilidade Reduzida

 

<< Voltar aos Resultados

PR1 ELV - Percurso da Torre de Bolsa

Descrição do Percurso / Pontos de interesse:

Percurso especialmente dirigido a birdwatchers, dada a extraordinária riqueza avifaunística desta área. O trajeto é
composto por dois troços distintos. Desde o Forte de Santa Luzia e até ao final da descida onde encontramos outra estrada municipal, a envolvente caracteriza-se por ser uma zona de agricultura de sequeiro, com culturas cerealíferas e pastagens no sob coberto de um azinhal pouco denso e algum olival tradicional. É a área preferida pelas espécies estepárias e a que atravessa a ZPE Torre de Bolsa. Um observatório junto a estrada permite ângulos de observação mais favoráveis sobre a seara, onde podemos observar o sisão, o tartaranhão-caçador e o francelho. Já na zona mais plana - incluída no SIC Caia - numa faixa paralela ao Rio Caia, dominam as culturas de cereais em regadio, às quais se juntam áreas crescentes de olival intensivo. Nesta área destaca-se a ocorrência de calhandra-real.
Ao passarmos junto à Barragem da Alfarófia Nova podemos realçar a presença do caimão, do frango-de-água e da
perdiz-do-mar. Nos terrenos agrícolas adjacentes é constante a presença da cegonha-branca e da garça-boieira. Aqui o percurso desenvolve-se por um troço em terra batida, terminando já proxima da margem direita do Rio Caia.

Este percurso integra o projeto "Alentejo Feel Nature". http://inmotion.cimaa.pt/pt/percursos/elvas/252-percurso-da-torre-de-bolsa
Concelho : Elvas
Extensão : 14,3 Km
Duração : 5 h 15 m
Dificuldade : Média/Alta
Tipo de percurso : Linear
Sinalética : Percurso sinalizado
Folheto :
Traçado do percurso : (ficheiro para Google Earth)
Traçado do percurso : (ficheiro para GPS)
Coordenadas (início do percurso) : Lat.: 38º52'24,78'' N Long.: 7º9'31,07'' W

Características

Preferencialmente durante a primavera, devido à facilidade de observar um maior número de espécies de aves. No verão recomendam-se as primeiras horas da manhã ou ao final da tarde, devido às temperaturas elevadas e à falta de sombra ao longo do traçado.
Entidade responsável : Câmara Municipal Elvas www.cm-elvas.pt Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo www.cimaa.pt