Designação do Percurso
Concelho
Grau de Dificuldade
Extensão
Duração
Acessibilidade / Mobilidade Reduzida

 

<< Voltar aos Resultados

PR 1 PRL - Amieira e Alqueva com o Lago a Seus Pés

Descrição do Percurso / Pontos de interesse:

Atendendo à tipologia linear deste percurso, deverá acautelar a forma de regresso, podendo solicitar o transporte por táxi que encontra disponível em Portel. Começar o passeio a pé no Cais Fluvial da Aldeia da Amieira e percorrer todo o passadiço de madeira. Entrar na aldeia e, no Largo do Jogo da Bola, virar à direita pela velha estrada que hoje mergulha nas águas. Antes disso virar à esquerda, seguir pelo caminho de terra batida e passar junto aos velhos estábulos até à curva apertada, à esquerda, que leva de novo à aldeia. Na aldeia cruzar o Parque da Nora, seguir pela rua do Chafariz, passar na Capela de São Romão e pelo Largo 1º de Maio. Passar junto ao Beco do Castelo e sair em direção à rotunda da Praça de Touros. Tomar a estrada de acesso à Amieira Marina e, caso queira, fazer um desvio de ida e volta para visitar este local. Voltando ao local do desvio, seguir pela caminho rural que acompanha a margem da albufeira. Depois da Horta do Balanco e do Zambujeiro, onde a estrada faz curva apertada à direita, deve seguir em frente até ao fim dessa pequena península para visitar as Antas da Torrejona, mesmo junto à margem. Voltar ao caminho principal e começar a subir a encosta. No primeiro entroncamento seguir pela esquerda e mais à frente seguir pela direita, onde pode encontrar uma portada de gado que deve abrir e fechar. Começar a descer acompanhando braços da albufeira sem nunca desviar do caminho principal que se identifica bem pelo tipo de piso. Finalmente, cruzar a ponte da Ribeira de Codis e chegar à Aldeia de Alqueva que dá nome à Barragem e a todo este território. Terminar junto à Igreja Paroquial de São Lourenço.
Concelho : Portel
Extensão : 17 Km
Duração : 6 h 0 m
Dificuldade : Média
Tipo de percurso : Linear
Sinalética : Percurso sinalizado
Tipo de piso : Caminhos rurais e urbanos com alguns troços asfaltados
Traçado do percurso : (ficheiro para Google Earth)
Traçado do percurso : (ficheiro para GPS)
Coordenadas (início do percurso) : Lat.: 38º 17' 35'' N Long. 07º 33' 37'' W

Características

Este percurso, apesar de dificuldade média, apresenta declives pouco acentuados, com vistas sobre o lago que merecem um olhar atento. O contraste e a relação entre o Grande Lago de Alqueva e o Montado é um ponto forte do percurso, o qual é considerado pela WP Walking Portugal como Muito Bom, pelo encanto da paisagem de grandes espaços abertos.

Este percurso integra o Guia Transalentejo - um conjunto de onze Percursos Pedestres estruturados na zona de influência do Lago Alqueva e do Rio Guadiana, nas zonas de proteção especial a nível dos estatutos de conservação da natureza.

http://www.visitalentejo.pt/pt/transalentejo/
Entidade responsável : Câmara Municipal de Portel www.cm-portel.pt Turismo do Alentejo - ERT http://www.visitalentejo.pt/pt/